Blitz da Polícia Militar em Araxá. Foto: Arquivo Portal
Desde segunda-feira (15), motoristas mineiros que forem abordados em blitz e estiverem com débitos de IPVA, taxa de licenciamento ou multas poderão quitar os valores na hora e evitar que o veículo seja recolhido.
O delegado de trânsito de Araxá, Vitor Hugo Heisler, explicou à Rádio Imbiara que antes, além da multa de R$ 293,47, o carro era guinchado para o pátio, o que gerava despesas extras com remoção e diárias. “O motorista precisava pagar os atrasados, ir ao órgão de trânsito, apresentar os comprovantes e enfrentar toda a burocracia da liberação. Hoje isso não existe mais”, destacou.Delegado de trânsito em Araxá; Vitor Hugo Heisler. Foto: Caio César
Segundo o delegado, o pagamento pode ser feito por PIX, pelo MG App, no site transito.mg.gov.br ou no portal da Secretaria de Fazenda (fazenda.mg.gov.br). Após a quitação, o comprovante deve ser apresentado ao policial, que libera o veículo.
No entanto, Heisler lembra que a multa continua sendo aplicada conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. “O cidadão vai receber a autuação, mas não terá mais o transtorno da remoção. Ele paga na hora e segue com o veículo”, disse.
Ele ainda alertou os motoristas: “É uma oportunidade de resolver a pendência de imediato, mas o ideal é manter o licenciamento em dia para não correr o risco de multa e de passar por esse tipo de situação durante uma blitz.”