O município de Araxá se destacou no 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, realizado no sábado (13), em Itanhandu, na Serra da Mantiqueira. O produtor Alexandre Honorato, com mais de duas décadas de dedicação à produção do Queijo Minas Artesanal, conquistou o primeiro lugar em sua categoria e levou o nome da cidade ao topo da premiação estadual.
Além de Araxá, outros municípios mineiros também foram reconhecidos. Na mesma categoria, ficaram em segundo lugar José Orlando Ferreira Junior, de Carrancas (Campo das Vertentes), e em terceiro Maria Teresa Viana Boari, de Coronel Xavier Chaves (Campo das Vertentes). O quarto lugar foi para Walkíria Borges Naves Loreno, de Uberlândia (Triângulo Mineiro), e o quinto para Guilherme Henrique Silva, de São Roque de Minas (Canastra).
A competição avaliou os queijos em critérios como sabor, aroma, consistência e apresentação. No total, 32 jurados participaram da seleção e cinco produtores foram premiados em cada uma das cinco categorias.
Na categoria Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural, o primeiro lugar foi conquistado por André Luís de Faria, de São Roque de Minas (Canastra). Também se destacaram Vagner de Oliveira Soares, de Piumhi (Canastra), em segundo; Guilherme de Pádua Alcântara, de Lavras (região não caracterizada), em terceiro; Ivair José de Oliveira, de São Roque de Minas (Canastra), em quarto; e Ewerton Sebastião de Almeida, de Diamantina (Diamantina), em quinto.
Entre os queijos da Mantiqueira de Minas e de Alagoa, houve premiações em diferentes modalidades. Na maturação entre 14 e 30 dias, o campeão foi Fabiano Tavares Fonseca, de Itamonte (Mantiqueira de Minas). O segundo lugar ficou com Jayme Porfírio Mendes, de Alagoa, e o terceiro com Galeno Alvarenga Junior, também de Itamonte. Thiago Silva Pinto Barbosa e Neiva F. Mendes Romanelli, ambos de Itamonte, completaram a lista dos cinco melhores.
Na categoria de maturação acima de 50 dias, o vencedor foi Guilherme Arantes Rosa Maciel, de Aiuruoca (Mantiqueira de Minas). Em seguida ficaram Carlos Henrique Cluger Lamim, de Virgínia (Mantiqueira de Minas), e João Carlos de Carvalho Junior, de Itamonte. O quarto lugar foi para Aldo Gabriel de Barros e o quinto para Marcelo Fonseca de Andrade, ambos de Alagoa.
Já na modalidade com ingredientes opcionais ou defumados, o primeiro lugar foi para Gustavo José Pitta Pinheiro, de Itamonte (Mantiqueira de Minas). O segundo foi conquistado por Arnaldo Ferreira Borges, de Aiuruoca, e o terceiro por Braz Pena, também de Itamonte. Neiva F. Mendes Romanelli (Itamonte) e Siqueira Chaves (Alagoa) fecharam a relação de premiados.
O concurso é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Emater-MG, e fez parte da programação do Festival Gastronômico Aromas e Sabores, organizado pela Prefeitura de Itanhandu. Além dos troféus, todos os participantes receberam certificados e relatórios técnicos com orientações para aprimorar a qualidade dos queijos.